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PAI NOSSO

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VEM A NÓS O VOSSO REINO, SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE, PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO, NÃO NOS DEIXEI CAIR EM TENTAÇÃO MAS LIVRAI-NOS DO MAL. AMÉM.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

OS DOGMAS DA IGREJA-Parte 5

A Igreja recebeu de Cristo o Poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo.
Define o Concílio de Trento (1545-1563), sob Júlio III (1550-1565):

“…foi comunicada aos Apóstolos e a seus legítimos sucessores o poder de perdoar e de reter os pecados para reconciliar aos fiéis caídos depois do Batismo.” (Com. 3; Dz. 894).
 
Sagradas Escrituras: Mt 16,19: “Eu te darei as chaves do reino de os céus.” – O possuidor das chaves do Reino dos céus tem a plena potestade para admitir ou excluir qualquer pessoa deste Reino.
Jo 20,21: “… a quem perdoares os pecados, lhes serão perdoados, a quem não perdoares, lhes serão retidos…”.
 
Assim como Jesus tinha perdoado os pecados durante sua vida terrena (cf. Mt 9,2; Mc 2,5; Lc 5,20), assim também agora participa a seus Apóstolos esse poder de perdoar. As palavras de Jesus Cristo se referem ao perdão real dos pecados pelo Sacramento da Penitência (Dz. 913).
O poder de perdoar não foi concedido aos Apóstolos como carisma pessoal, mas sim à Igreja como instituição permanente para passá-lo aos sucessores dos Apóstolos.
 
A Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a Salvação.

Diz o Concílio de Trento (1545-1563), sob Júlio III (1550-1555):
“Se alguém disser que a Confissão Sacramental não foi instituída ou não é necessária para a salvação, por direito divino, ou disser que o modo de confessar secretamente apenas com o sacerdote, como a Igreja Católica sempre observou desde o princípio e segue observando, é alheio à instituição e mandato de Cristo e é uma intervenção humana, seja excomungado.” (Dz. 916).
 
Os reformadores, negaram que a Confissão particular dos pecados fosse de instituição Divina e necessária para a salvação. 
Sagradas Escrituras:
Não se expressa diretamente a instituição Divina da Confissão particular mas se deduz: o poder para reter ou perdoar não se pode exercer devidamente se aquele que possui tal poder não conhece a culpa da disposição do penitente. Para ele é necessário que o penitente se acuse. 


O Papa Leão Magno, contra os abusos da confissão pública declarou: “basta indicar a culpa da consciência apenas aos sacerdotes mediante confissão secreta.” (Dz. 145).
A Eucaristia é Verdadeiro Sacramento Instituído por Cristo.

O Concílio de Trento (1545-1563), sob Paulo III (1534-1549), expressa:
“Se alguém disser que os Sacramentos da nova Lei não foram instituídos todos por Jesus Cristo, e que são sete: Batismo, Eucaristia… e que algum destes não é verdadeiro e propriamente Sacramento, seja excomungado.”
 
Sagradas Escrituras: O feito de que Cristo instituiu a Eucaristia se vê em suas palavras: “Fazei isto em memória de Mim…” (Lc 22,19). Nelas se cumprem todas as notas essenciais da definição do Sacramento:
A matéria: o pão e vinho. 


A forma: as palavras da consagração. 


A graça interna: indicada e produzida pelo signo é a união com Cristo e a vida eterna:  “Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele” (Jo 6,56). 


“Aquele que come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna.” (Jo 6,54).
Cristo está presente no Sacramento do Altar pela transubstanciação do pão em seu Corpo e toda Substância do vinho em Seu Sangue
O Concílio de Trento (1545-1563), sob Júlio III (1550-1555), declara:
“Se alguém disser que no sacrossanto Sacramento da Eucaristia permanece as substâncias do pão e do vinho, juntamente com o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, e negar aquela maravilhosa e singular conversão de toda a substância do pão e do vinho em Corpo e Sangue, permanecendo apenas as espécies de pão e vinho, conversão essa que a Igreja muito corretamente chama ‘Transubstanciação’, seja excomungado.” (Dz. 884-877).
 
Transubstanciação” é uma conversão no sentido passivo; é o trânsito de uma coisa a outra. Cessam as substâncias de Pão e Vinho, pois sucedem em seus lugares o Corpo e o Sangue de Cristo. A Transubstanciação é uma conversão milagrosa e singular diferente das conversões naturais, porque não apenas a matéria como também a forma do pão e do vinho são convertidas; apenas os acidentes permanecem sem mudar: continuamos vendo o pão e o vinho, mas substancialmente já não o são, porque neles está realmente o Corpo, o Sangue, Alma e Divindade de Cristo. 
Sagradas Escrituras:
Mc 14,22: “Tomai, este é Meu Corpo…”.
Lc 22,19: “Tomou o pão, e dando graças o deu a seus discípulos dizendo: Este é Meu Corpo…”.
A Unção dos Enfermos é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo

O Concílio de Trento (1545-1563), sob Júlio III (1550-1555), declara:
“Se alguém disser que a Extrema Unção não é verdadeira e propriamente um Sacramento instituído por Cristo, nosso Senhor, e promulgado pelo bem-aventurado São Tiago Apóstolo, mas apenas um rito aceito pelos padres ou uma invenção humana, seja excomungado.” (Dz. 926).
Pio X condenou a sentença modernista que pretende que o Apóstolo São Tiago tenha, em sua carta, apenas recomendado uma prática piedosa (Dz. 2048).
 
Sagradas Escrituras. Mc 6,13: “Expulsavam muitos demônios e ungiam com azeite a muitos enfermos e os curavam”.
Tg 5,14: “Existe algum enfermo entre nós? Façamos a unção do mesmo em nome do Senhor…”
Esta última passagem expressa as notas essenciais do Sacramento:
Sinal exterior da graça: óleo. 


Matéria e forma: oração dos presbíteros.
Efeito interior da graça expresso no perdão dos pecados. 


A instituição por Cristo: “no nome do Senhor”, “por encargo e autoridade do Senhor.” cf. Tg 5,10.
A Ordem é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo.

O Concílio de Trento 1545-1563, sob Pio IV (1559-1565), afirma:
“Se alguém disser que no Novo Testamento não existe um sacerdócio visível e externo, ou que não se dá poder algum de consagrar e oferecer o verdadeiro Corpo e Sangue do Senhor e de perdoar os pecados, mas sim, apenas o dever e mero ministério de pregar o Evangelho…seja excomungado.” (Dz. 961).
 
Como se vê, existe na Igreja um sacerdócio visível e externo: “Se alguém disser que na Igreja católica não existe uma hierarquia instituída por ordenação Divina, que consta de Bispos, Presbíteros e Ministros, seja excomungado.” (Dz. 966). E é uma hierarquia instituída por ordenação divina.
 
Sagradas Escrituras:
At 6,6: “Os quais (7 varões) foram apresentados aos Apóstolos, os quais, orando, lhes impuseram as mãos” – Instituição dos diáconos.
At 14,22: “Os constituíram presbíteros pela imposição das mãos”.
O Matrimônio é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo.

O Concílio de Trento (1545-1563), sob Pio IV (1559-1565), declara:
“Se alguém disser que o matrimônio não é verdadeiro e propriamente um dos sete Sacramentos da Lei do Eangelho, e instituído por Cristo Senhor, mas sim inventado pelos homens da Igreja, e que não confere a graça, seja excomungado” (Dz. 971).
 
Sagradas Escrituras:
Mt 19,6: “Assim, pois, já não são dois, mas apenas uma só carne”.
Gn 2,23: “Pelo qual, abandonará o homem a seu pai e a sua mãe, e se juntará a sua mulher, e serão dois em uma só carne”.
 
Mc 10,9: “O que Deus uniu o homem não o separe”.
 
Ef 5,32: “Este Sacramento é grande mais em Cristo e na Igreja”.
 
O Matrimônio, como instituição natural, é de origem divina. Deus criou os seres humanos varão e fêmea (cf. Gn. 1,27) e depositou na mesma natureza humana o instinto de procriação. Deus abençoou o primeiro casal e lhes ordenou que se multiplicassem: “crescei e multiplicai, e povoai a terra” (Gn 1,28). 

Cristo restaurou o matrimônio instituído e bendito por Deus, fazendo que recobrasse seu primitivo ideal da unidade e indissolubilidade e elevando-o a dignidade de Sacramento.


Continua ... Parte 1  Parte 2  Parte 3  Parte 4  Final 

DESEJO À VOCÊ


Que… “Chuvas de Bênçãos sejam derramadas abundantemente sobre ti e tua Casa“… Que… a Unção de DEUS seja como um bálsamo a envolver tua vida e te Ungir Completamente pela Glória de DEUS“… Que… “DEUS faça prosperar tudo aquilo que vier até tuas mãos, e que de uma semente cresçam milhares de árvores Frutíferas“… Que… “Todas as Promessas de DEUS sejam uma Coroa de Vitória e Vida para você como Prova da Fidelidade do teu DEUS, acerca de tudo o que Ele Fala e Cumpre“… Que… “Rios de águas Vivas corram dentro de tí, purificando, e levando tudo aquilo o que não é de DEUS“. Que…“A Glória de DEUS repouse sobre sua vida…Amém