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PAI NOSSO

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VEM A NÓS O VOSSO REINO, SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE, PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO, NÃO NOS DEIXEI CAIR EM TENTAÇÃO MAS LIVRAI-NOS DO MAL. AMÉM.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

O QUE É A SANTIDADE?

Com frequência somos levados a pensar que a santidade é uma meta reservada a poucos eleitos. Entretanto, o Concílio Vaticano II fala com clareza do chamado universal à santidade, afirmando que ninguém é excluído dela.

Nas Audiências gerais destes últimos dois anos acompanharam-nos as figuras de tantos Santos e Santas: aprendemos a conhecê-los mais de perto e a compreender que toda a história da Igreja está marcada por estes homens e mulheres que com a sua fé, caridade, e com a sua vida foram faróis para tantas gerações, e são-no também para nós.

Santa Teresinha do Menino Jesus.

Santa Teresinha do
Menino Jesus

Os Santos manifestam de diversas formas a presença poderosa e transformadora do Ressuscitado; deixaram que Cristo se apoderasse tão plenamente da sua vida que puderam afirmar com São Paulo: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20). Seguir o seu exemplo, recorrer à sua intercessão, entrar em comunhão com eles, “une-nos a Cristo, do qual, como da Fonte e da Cabeça, promana toda a graça e toda a vida do próprio Povo de Deus” (Lumen gentium, n.50). No final desta série de catequeses, gostaria então de oferecer alguns pensamentos sobre o que é a santidade.

A santidade consiste em unir-se a Cristo

Que significa ser santo? Quem é chamado a ser santo? Com frequência ainda somos levados a pensar que a santidade é uma meta reservada a poucos eleitos. São Paulo, ao contrário, fala do grande desígnio de Deus e afirma: “N’Ele – Cristo – (Deus) escolheu- nos antes da criação do mundo para sermos santos e imaculados diante d’Ele na caridade” (Ef 1, 4). E fala de todos nós. No centro do desígnio divino está Cristo, no qual Deus mostra o seu Rosto: o Mistério escondido nos séculos revelou-se em plenitude no Verbo que Se fez homem. E Paulo depois diz: “De fato, aprouve a Deus que n’Ele habite toda a plenitude” (Col 1, 19). Em Cristo o Deus vivente tornou-se próximo, visível, audível, palpável para que todos possam beneficiar da sua plenitude de graça e de verdade (cf. Jo 1, 14-16).

Por isso, toda a existência cristã conhece uma única lei suprema, aquela que São Paulo expressa numa fórmula que recorre em todos os seus escritos: em Cristo Jesus. A santidade, a plenitude da vida cristã, não consiste em realizar empreendimentos extraordinários, mas em unir-se a Cristo, em viver os seus mistérios, em fazer nossas as suas atitudes, pensamentos e comportamentos.

Ninguém é excluído do chamado à santidade

A medida da santidade é dada pela estatura que Cristo alcança em nós, desde quando, com a força do Espírito Santo, modelamos toda a nossa vida sobre a sua. É ser conformes com Jesus, como afirma São Paulo: “Aqueles que Ele conheceu desde sempre, predestinou-os para serem conformes com a imagem do seu Filho” (Rm 8, 29). E Santo Agostinho exclama: “Será viva a minha vida toda repleta de Ti” (Confissões, 10, 28).

São Pio de Pietrelcina.

São Pio de Pietrelcina

O Concílio Vaticano II, na Constituição sobre a Igreja, fala com clareza do chamado universal à santidade, afirmando que ninguém é excluído dela: “Nos vários gêneros de vida e nas várias formas profissionais é praticada uma única santidade por todos os que são movidos pelo Espírito de Deus e […] seguem Cristo pobre, humilde e carregando a cruz, para merecer ser partícipes da sua glória” (n.41).

Deus é que nos torna santos

Mas permanece a questão: como podemos percorrer o caminho da santidade, responder a este chamado? Posso fazê-lo com as minhas forças? A resposta é clara: uma vida santa não é fruto principalmente do nosso esforço, das nossas ações, porque é Deus, o três vezes Santo (cf. Is 6, 3), que nos torna santos, é a ação do Espírito Santo que nos anima a partir de dentro, é a própria vida de Cristo Ressuscitado que nos é comunicada e que nos transforma.

Afirmando mais uma vez com o Concílio Vaticano II: “Os seguidores de Cristo, chamados por Deus não segundo as suas obras, mas segundo o desígnio da sua graça e justificados em Jesus Senhor, no Batismo da Fé foram feitos verdadeiramente filhos de Deus e coparticipantes da natureza divina, e por isso realmente santos. Por conseguinte, eles devem, com a ajuda de Deus, manter na sua vida e aperfeiçoar a santidade que receberam” (Idem, n.40).

A santidade tem por conseguinte a sua raiz última na graça batismal, no sermos enxertados no Mistério pascal de Cristo, com o qual nos é comunicado o seu Espírito, a sua vida de Ressuscitado. São Paulo ressalta de modo muito forte a transformação que a graça batismal realiza no homem e chega a cunhar uma terminologia nova, forjada com a preposição “com”: comortos, cossepultados, covivificados com Cristo; o nosso destino está ligado indissoluvelmente ao seu. “Pelo Batismo – escreve – fomos sepultados com Ele na morte para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos… assim também nós possamos caminhar numa vida nova” (Rm 6, 4). Mas Deus respeita sempre a nossa liberdade e pede que aceitemos este dom e vivamos as exigências que ele requer, pede que nos deixemos transformar pela ação do Espírito Santo, conformando a nossa vontade com a vontade de Deus.

A santidade cristã e a caridade

Como pode acontecer que o nosso modo de pensar e as nossas ações se tornem pensar e agir com Cristo e de Cristo? Qual é a alma da santidade? De novo o Concílio Vaticano II esclarece; diz-nos que a santidade cristã mais não é do que a caridade plenamente vivida: “‘Deus é amor; quem permanece no amor permanece em Deus e Deus n’Ele’ (I Jo 4, 16). Ora, Deus difundiu abundantemente o seu amor nos nossos corações por meio do Espírito Santo, que nos foi doado (cf. Rm 5, 5); por isso o primeiro dom e o mais necessário é a caridade, com a qual amamos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo por amor a Ele. Mas para que a caridade cresça, como uma boa semente, na alma e nela frutifique, cada fiel deve ouvir de bom grado a palavra de Deus e, com a ajuda da graça, cumprir com as obras a sua vontade, participar frequentemente dos Sacramentos, sobretudo da Eucaristia e da sagrada Liturgia; aplicar-se constantemente à oração, à abnegação de si mesmo, ao serviço ativo dos irmãos e à prática de todas as virtudes. De fato, a caridade, vínculo da perfeição e cumprimento da lei (cf. Col 3, 14; Rm 13, 10), orienta todos os meios de santificação, dá-lhes forma e os conduz ao seu fim” (Lumen gentium, n.42).

Santo Inácio de Loyola

Santo Inácio de Loyola

A verdadeira simplicidade e a grandeza da vida de santidade

Talvez também esta linguagem do Concílio Vaticano II para nós ainda seja um pouco solene, talvez tenhamos que dizer as coisas de modo ainda mais simples.

O que é essencial? Essencial é nunca deixar passar um domingo sem um encontro com o Cristo Ressuscitado na Eucaristia; isto não é mais um peso, mas é luz para toda a semana. Nunca começar nem terminar um dia sem, pelo menos, um breve contato com Deus. E, no caminho da nossa vida, seguir as “indicações estradais” que Deus nos comunicou no Decálogo lido com Cristo, que é simplesmente a explicitação do que é a caridade em determinadas situações. Parece-me que esta é a verdadeira simplicidade e a grandeza da vida de santidade: o encontro com o Ressuscitado aos domingos; o contato com Deus no início e no findar do dia; seguir, nas decisões, as “indicações estradais” que Deus comunicou, que são apenas formas de caridade. “Por isso o verdadeiro discípulo de Cristo caracteriza-se pela caridade para com Deus e para com o próximo” (Idem, n.42). Esta é a verdadeira simplicidade, grandeza e profundidade da vida cristã, do ser santos.

“Ama e faz o que queres”

Eis por que Santo Agostinho, comentando o capítulo quarto da Primeira Carta de São João, pode afirmar uma coisa corajosa: “Dilige et fac quod vis”, “Ama e faz o que queres”. E prossegue: “Quando silencias, que seja por amor; quando falas, fala por amor; quando corriges, que seja por amor; quando perdoas, que seja por amor; haja em ti a raiz do amor, porque desta raiz só pode derivar o bem” (7, 8: PL 35). Quem é guiado pelo amor, quem vive a caridade plenamente é guiado por Deus, porque Deus é amor. Assim é válida esta grande palavra: “Dilige et fac quod vis” – “Ama e faz o que queres”.

Talvez possamos perguntar: podemos nós, com os nossos limites, com a nossa debilidade, tender para tão alto? A Igreja, durante o Ano Litúrgico, convida-nos a fazer memória de uma multidão de Santos, ou seja, daqueles que viveram plenamente a caridade, que souberam amar e seguir Cristo na sua vida cotidiana. Eles dizem-nos que é possível para todos percorrer este caminho.

Papel dos grandes santos e dos santos simples

Em todas as épocas da história da Igreja, em qualquer latitude da geografia do mundo, os santos pertencem a todas as idades e a qualquer estado de vida, são rostos concretos de todos os povos, línguas e nações. E são tipos muito diversos.

Na realidade devo dizer que também para a minha fé pessoal muitos santos, não todos, são verdadeiras estrelas no firmamento da História. E gostaria de acrescentar que para mim não só alguns grandes santos que amo e que conheço bem são “indicações estradais”, mas precisamente também os santos simples, ou seja, as pessoas boas que vejo na minha vida, que nunca serão canonizadas. São pessoas normais, por assim dizer, sem heroísmo visível, mas vejo na sua bondade de todos os dias a verdade da Fé. Esta bondade, que maturaram na Fé da Igreja, é para mim a mais segura apologia do Cristianismo e o sinal de onde esteja a verdade.

São João Bosco

São João Bosco

Na comunhão dos santos, canonizados ou não, que a Igreja vive graças a Cristo em todos os seus membros, nós nos beneficiamos da sua presença e da sua companhia e cultivamos a firme esperança de poder imitar o seu caminho e partilhar um dia a mesma vida bem-aventurada, a vida eterna.

Convite para sermos peças do grande mosaico de santidade

Queridos amigos, como é grande e bela, e também simples, a vocação cristã vista sob esta luz! Todos somos chamados à santidade: é a própria medida da vida cristã. São Paulo expressa isto mais uma vez com grande intensidade, quando escreve: “Mas, a cada um de nós foi concedida a graça na medida outorgada por Cristo… A uns, Ele constituiu apóstolos, a outros, profetas, a outros, evangelistas, pastores e doutores, para o aperfeiçoamento dos santos, para obra do ministério para a edificação do Corpo de Cristo; até que cheguemos todos à unidade da Fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Ef 4, 7.11-13).

Gostaria de convidar todos a abrir-se à ação do Espírito Santo, que transforma a nossa vida, para sermos também nós como peças do grande mosaico de santidade que Deus vai criando na História, para que o rosto de Cristo resplandeça na plenitude do seu esplendor. Não tenhamos medo de tender para o alto, para as alturas de Deus; não tenhamos medo que Deus nos peça demasiado, mas deixemo-nos guiar em todas as ações cotidianas pela sua Palavra, mesmo se nos sentimos pobres, inadequados, pecadores: será Ele que nos transformará segundo o seu amor. (Audiência Geral, 13/4/2011)

(Revista Arautos do Evangelho, Junho/2011, n. 114, p. 6 à 8)

Fonte: Arautos do Evangelho

DESEJO À VOCÊ


Que… “Chuvas de Bênçãos sejam derramadas abundantemente sobre ti e tua Casa“… Que… a Unção de DEUS seja como um bálsamo a envolver tua vida e te Ungir Completamente pela Glória de DEUS“… Que… “DEUS faça prosperar tudo aquilo que vier até tuas mãos, e que de uma semente cresçam milhares de árvores Frutíferas“… Que… “Todas as Promessas de DEUS sejam uma Coroa de Vitória e Vida para você como Prova da Fidelidade do teu DEUS, acerca de tudo o que Ele Fala e Cumpre“… Que… “Rios de águas Vivas corram dentro de tí, purificando, e levando tudo aquilo o que não é de DEUS“. Que…“A Glória de DEUS repouse sobre sua vida…Amém