[Curitiba] -

QUEM ESMAGOU A CABEÇA DA SERPENTE? JESUSOU MARIA?

Saibamos como surgiu a controvérsia sobre quem esmagou a cabeça da serpente, se foi Jesus ou Maria, e qual é a interpretação da Igreja Católica dessa passagem.

Desde o livro do Gênesis subsiste a ideia de que alguém deverá esmagar a cabeça de Satanás. “Porei ódio entre ti e a mulher”, diz o Criador à serpente, “entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3, 15).Quem esmagou a cabeça da serpente? Jesus ou Maria?

Quem será, porém, o responsável por esse aniquilamento completo do mal? Será a própria mulher ou a sua descendência? A Virgem Maria ou nosso Senhor Jesus Cristo?

A confusão na interpretação de quem esmagou a cabeça da serpente

O livro do Gênesis foi escrito em hebraico e nele o que se lê é que é a semente da Mulher, a descendência dela, que esmagará a cabeça da serpente, frisando que a palavra semente naquela língua é masculina.

A confusão deu-se porque a Bíblia não foi traduzida diretamente para o latim, mas para o grego, na famosa tradução dos Setenta. Nessa língua, a palavra em questão é neutra, por isso ocorre uma indecisão na interpretação.

Na Vulgata, o mesmo versículo é traduzido como sendo feminino. Foi nesta versão que a novidade foi introduzida. Ou seja, a interpretação de que a Mulher e não a descendência surgiu por causa desse texto. Assim a interpretação literal do texto do Gênesis está resolvida. Contudo, ainda é preciso observar o que diz a Igreja, pois o Antigo Testamento deve ser relido a partir do acontecimento maior, que é Cristo.

O livro do Apocalipse como chave de leitura do Gênesis

No livro do Apocalipse é narrada a grande batalha entre o Dragão e a Mulher. “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Ap 12,9). O que se vê, portanto, é que é o próprio São João, autor do Apocalipse, que faz a interpretação nesse sentido.

“E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, dois tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente” (v. 13-14).

A inimizade e a batalha entre o Dragão e a Mulher continuam e São João descreve tudo o que foi profetizado no livro do Gênesis. “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo” (v. 17). Surge uma outra realidade: a semente da Mulher (o Filho) que foi arrebatado para o céu, mas o Dragão continuará travando uma batalha contra a Mulher, mas o restante dos filhos da Mulher lutarão contra a serpente.

Assista ao programa do Padre Paulo Ricardo com o tema: Quem esmagou a cabeça da serpente? Jesus ou Maria?”:

A interpretação católica do Gênesis e do Apocalipse

Fazendo uma leitura em chave cristológica do Apocalipse, tem-se que o Filho é Jesus e a Mulher que esta grávida é Maria. Ela simboliza, ao mesmo tempo, o povo de Deus do Antigo Testamento – Israel – e o povo de Deus do Novo Testamento – a Igreja.

Jesus esmaga a cabeça da serpente, isso está claro, mas a batalha entre a serpente e a Mulher continua. Os homens que devem escolher em qual lado lutar. Do lado da serpente ou se do lado da semente da Mulher – Maria – Mãe de Jesus Cristo, mas também de cada um de nós.

Fonte: PADRE PAULO RICARDO. Quem esmagou a cabeça da serpente? Jesus ou Maria?

Links relacionados:

TODO DE MARIA. Os “irmãos” de Jesus são filhos de Maria?
TODO DE MARIA. Católicos são idólatras? Adoram imagens?
TODO DE MARIA. As orações católicas são vãs repetições?

Fonte: Canção Nova

Comentários

pg



DESEJO À VOCÊ


Que… “Chuvas de Bênçãos sejam derramadas abundantemente sobre ti e tua Casa“… Que… a Unção de DEUS seja como um bálsamo a envolver tua vida e te Ungir Completamente pela Glória de DEUS“… Que… “DEUS faça prosperar tudo aquilo que vier até tuas mãos, e que de uma semente cresçam milhares de árvores Frutíferas“… Que… “Todas as Promessas de DEUS sejam uma Coroa de Vitória e Vida para você como Prova da Fidelidade do teu DEUS, acerca de tudo o que Ele Fala e Cumpre“… Que… “Rios de águas Vivas corram dentro de tí, purificando, e levando tudo aquilo o que não é de DEUS“. Que…“A Glória de DEUS repouse sobre sua vida…Amém

Postagens mais visitadas deste blog

CRONOLOGIA DA VIDA DE JESUS CRISTO

A MENSAGEM DE FÁTIMA - O Terceiro Segredo – Parte 3